Fórum  -  Terceiro Ano

Fórum - Lima Barreto

Data: 13/03/2015

De: Yasmim e André

Assunto: Re:Vida do autor Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881-1922) nasceu no Rio de Janeiro no dia 13 de maio. Filho de Joaquim Henriques de Lima Barreto e Amália Augusta, ambos mestiços e pobres. Sofreu preconceito a vida toda. Seu pai era tipógrafo e sua mãe professora primária. Logo cedo ficou órfão de mãe.
Em 1904 consegue emprego de escrevente copista na Secretaria de Guerra, ao mesmo tempo que colabora com quase todos os jornais do Rio de Janeiro. Ainda estudante já colaborava para a Revista da Época e para a Quinzena Alegre. Em 1905 passa a escrever no Correio da Manhã, jornal de grande prestígio.
A obra de Lima Barreto é uma crônica autêntica dos subúrbios cariocas e de sua população, retratando, de um lado, a população pobre e oprimida desse subúrbio e, de outro, o mundo vazio de uma burguesia medíocre; de políticos poderosos e incompetentes e de militares opressores. Parece refletir, muitas vezes, a própria experiência do autor, principalmente a dos negros e mestiços, que sofriam na pele o preconceito racial. Prendendo-se à autenticidade histórica daquele tempo, sua ficção retrata acontecimentos importantes da vida republicana. Consciente dos problemas, critica o nacionalismo exagerado e utópico, oriundo do Romantismo. Lima Barreto era um crítico mordaz da sociedade do seu tempo. Vivendo no Rio de Janeiro da recém-proclamada República, pouca coisa escapava de seu olhar perscrutador.

Data: 13/03/2015

De: Kevilyn Dayane Melo Soares

Assunto: Vida do autor Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1881. Filho de pais pobres e mestiços sofreu esse preconceito em toda sua vida. Logo cedo ficou órfão de mãe.Ingressou no curso de Engenharia, mas seu pai enlouqueceu e foi internado, obrigando Lima Barreto a abandonar o curso de Engenharia. Para sustentar seus irmãos escreveu em vários jornais do Rio de Janeiro e também empregou-se na Secretaria de Guerra ainda estudante já colaborava para a Revista da Época.
Em suas obras onde a maioria era de temática social, privilegiou os pobres, os boêmios e os arruinados. Foi severamente criticado por escritores contemporâneos por seu estilo despojado e coloquia.Lima Barreto era alcoólatra, teve vários problemas relacionados à depressão. Chegou a ser internado algumas vezes com problemas psiquiátricos.
Faleceu aos 41 anos de idade.

Data: 13/03/2015

De: Jéssica Gottardo

Assunto: Vida do autor Lima Barreto

Filho de pais muito pobres, sofreu preconceito em toda a sua vida. Nasceu em 13 de Maio de 1881, para poder sustentar sua família foi escritor e jornalista brasileiro pouco tempo depois ficou órfão de mãe. Afonso Henriques Lima Barreto com seu espírito inquieto e rebelde, seu inconformismo com a mediocridade reinante, se entrega ao álcool. Suas constantes depressões o levam duas vezes para o hospital. Em 01 de novembro de 1922 morre de um ataque cardíaco.

CARACTERÍSTICAS DE SUAS OBRAS:
- Escreveu romances, sátiras, contos, textos jornalísticos e críticas.
- Fez críticas ao regime político da República Velha;
- Foi um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo.

<< 15 | 16 | 17 | 18 | 19 >>

Novo comentário