Fórum  -  Terceiro Ano

Fórum - Lima Barreto

Data: 13/03/2015

De: Jéssica Gottardo 3° H

Assunto: Vida do autor Lima Barreto

Filho de pais muito pobres, sofreu preconceito em toda a sua vida. Nasceu em 13 de Maio de 1881, para poder sustentar sua família foi escritor e jornalista brasileiro pouco tempo depois ficou órfão de mãe. Afonso Henriques Lima Barreto com seu espírito inquieto e rebelde, seu inconformismo com a mediocridade reinante, se entrega ao álcool. Suas constantes depressões o levam duas vezes para o hospital. Em 01 de novembro de 1922 morre de um ataque cardíaco.

CARACTERÍSTICAS DE SUAS OBRAS:
- Escreveu romances, sátiras, contos, textos jornalísticos e críticas.
- Fez críticas ao regime político da República Velha;
- Foi um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo.

Data: 13/03/2015

De: fernando de freitas maciel 3° H

Assunto: lima barreto



Afonso Henriques Lima Barreto (1881-1922) nasceu no Rio de Janeiro e ocupa hoje um lugar de destaque em nossa literatura por criticar a sociedade carioca (e brasileira) no início do século XX.

De família humilde e mulata, consegue, sob ajuda do Visconde de Ouro Preto, concluir e curso secundário e ingressar no Curso de Engenharia, mas abandona para cuidar do pai doente e sustentar a família.
A dura vida que levava como funcionário público, o preconceito racial de que era vítima, o desgosto familiar e a depressão de que sofria fizeram de Lima Barreto um grande crítico social em suas obras. Denunciou a corrupção da nossa elite, o preconceito racial e social. Por outro lado, valoriza apaixonadamente o povo sofrido dos subúrbios que não possuem perspectiva de uma vida melhor.

Lima Barreto fez inúmeros registros críticos de acontecimentos históricos brasileiros, como a campanha contra a febre amarela, a política de valorização do café, a participação do Exército brasileiro na Primeira Guerra Mundial, o advento feminista, dentre tantos outros. Inclui-se a crítica aos políticos da época, retratados com desprezo por serem gananciosos, sem conhecimento intelectual e pela mania de grandeza. Tudo isso envolto pelo seu carinho à cidade do Rio de janeiro, à sua gente sofrida e seus dramas.

Sua obra mais representativa foi O Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915), que conta a trajetória de Policarpo Quaresma, um major reformado e nacionalista e fanático que, ao conhecer, através dos livros, às grandezas de nossa terra, insiste em transformar o Brasil numa grande potência mundial.

Publicou outros romances, como Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909), Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919), Clara dos Anjos (1922), e os contos Histórias e Sonhos (1920).

Lima Barreto assume uma postura inovadora em relação a outros escritores de sua época. Rebelou-se com o formalismo e não seguiu o modelo de outros literatos. Enquanto isso, seus contemporâneos tratavam de “Olimpo e plagas gregas” que não conheciam; já o escritor inaugurava, em sua prosa, o subúrbio carioca.

Data: 13/03/2015

De: MAÍSA DO PRADO SANTANA

Assunto: LIMA BARRETO 3 ANO H

A-Estudo no Colégio Pedro II
B-Era simpático ao anarquismo e militou na imprensa socialista da época.
C-É um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo. OU SEJA ELE ERA UM EXTREMO SARCÁSTICO Abordou em suas obras as grandes injustiças sociais.

- Fez críticas ao regime político da República Velha.

- Possuía um estilo literário fora dos padrões da época. Seu estilo era despojado, coloquial e fluente.

- É um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo.

<< 16 | 17 | 18 | 19 | 20 >>

Novo comentário