Fórum   -   Segundo Ano

1 - Nesta aula vamos fazer comentários a respeito de uma das obras estudadas até o momento: (10 a 15 linhas)

                                                   "I-Juca Pirama    e    Canção do Exílio"

- Escolha uma das obras e procure falar sobre:

a) Características do autor Gonçalves Dias

b) Você consegue identificar na obra analisada as características do Romantismo? Cite

c) Fale o que aprendeu sobre a poesia indianista do Romantismo

I-Juca Pirama e Canção do Exílio

Data: 11/03/2015

De: brendha,pablo,iris,sthefanie.

Assunto: canção de exílio

Gonçalves Dias nasceu em 10 de Agosto de 1823,no sitio Boa Vista,em Jatobá,morreu aos 41 anos em um naufrágio no navio Ville Bologna.È mais conhecido como poeta etnógrafo,foi poeta,advogado,jornalista,étnofrago e teatrólogo.
As características do romantismo são:liberdade de criação e de expressão,nacionalismo,historicismo Medievalismo,tradições populares,individualismo,egocentrismo,pessimismo,escapismo,crítica social,oque se encontra com clareza nas obras de Gonçalves Dias.
Nas poesias indianistas do romantismo o poeta apresenta uma poesia voltada para os valores medievais,as variadas temáticas do autor reforçam a ideia de liberdade de expressão defendida pelos românticos,
acriação do herói, a valorização do passado, dos valores nacionais, o lirismo amoroso, fazem parte das propostas estéticas e temáticas do autor.

Data: 11/03/2015

De: Renan Dalmati, Lyncon Marques, Carlos Alberto, N° 41; N° 25; n° 5; 2°L

Assunto: Você consegue identificar na obra analisada as características do Romantismo? Cite

O poema narra o drama de I-Juca Pirama (aquele que vai morrer), último descendente da tribo tupi, que é feito prisioneiro de uma tribo inimiga. Movido pela amor filial, pois o índio tupi era arrimo de seu pai, velho e cego, I-Juca Pirama, contrariando a ética do índio, implora ao chefe dos timbiras pela sua libertação. O chefe timbira a concede, não sem antes humilhar o prisioneiro: "Não queremos com carne vil enfraquecer os fortes." Solto, o prisioneiro reencontra-se com seu pai, que percebe que o filho havia sido aprisionado e libertado. Indignado, o velho exige que ambos se dirijam à tribo timbira, onde o pai amaldiçoa violentamente o jovem guerreiro que ferido em seus brios, põe-se sozinho a lutar com os timbiras. Convencido da coragem do tupi, o chefe inimigo pode-lhe que pare a luta, reconhecendo sua barvura. Pai e filho se abraçam - estava preservada a dignidade dos tupis.

Data: 12/03/2015

De: Francisco Bióca/ O POETA

Assunto: Re:Você consegue identificar na obra analisada as características do Romantismo? Cite

EU QUERO SABER QUEM QUE ***** , QUEM ***** NESSA ***** LULULULULULU
CHUPA UNS ** E PÁ NÃO SEI OQUE LÁ
E...***** MESMO E COMER ****** E TUDO MASS !
ÍNDIO IS LIFE
Realmente a sua opinião foi muito boa com relação ao poema
No inicio do meu comentário declamei um verso do meu poema mais famoso porque me identifiquei muito com vocês
Desde já agradeço a atenção

<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>

Novo comentário