Fórum  -  Terceiro Ano

Fórum - Lima Barreto

Data: 13/03/2015

De: Erika

Assunto: Vida do autor Lima Barreto

Afonso Henriques Lima Barreto (1881-1922) nasceu no Rio de Janeiro e ocupa hoje um lugar de destaque em nossa literatura por criticar a sociedade carioca (e brasileira) no início do século XX.

De família humilde e mulata, consegue, sob ajuda do Visconde de Ouro Preto, concluir e curso secundário e ingressar no Curso de Engenharia, mas abandona para cuidar do pai doente e sustentar a família.
Foi jornalista e suas principais obras são:
Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909)

- Triste fim de Policarpo Quaresma (1915)

- Numa e ninfa (1915)

- Os bruzundangas (1923)

- Clara dos Anjos (1948)

- Diário Íntimo (1953


Data: 13/03/2015

De: Jheniffer Rodrigues 3ºI

Assunto: Vida do Autor Lima Barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1881. Era filho de João Henriques de Lima Barreto, filho de uma antiga escrava e de um madeireiro português. Lima Barreto foi jornalista e escritor brasileiro. Afonso Henriques de Lima Barreto foi o crítico mais agudo da época da República Velha no Brasil, rompendo com o nacionalismo ufanista e pondo a nu a roupagem da República, que manteve os privilégios de famílias aristocráticas e dos militares.Também queria que a sua literatura fosse militante. Escrever tinha finalidade de criticar o mundo circundante para despertar alternativas renovadoras dos costumes e de práticas que, na sociedade, privilegiavam pessoas e grupos. Para ele, o escritor tinha uma função social.

Data: 13/03/2015

De: Lauson Marlon 3 i

Assunto: Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto foi escritor e professor , nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1881,filho de pais pobres ficou orfão de mãe ainda na infância quando tinha 6 anos.
trabalhou como escrevente coopista na secretaria de guerra para aumentar sua renda ,escreveu texto para jornais , tinha simpatia pelo anarquismo e foi militante na imprensa socialista.

<< 11 | 12 | 13 | 14 | 15 >>

Novo comentário