Fórum  -  Terceiro Ano

Fórum - Lima Barreto

Data: 13/03/2015

De: Matheus Bressanin Goms

Assunto: Re:Re:Vida do autor Lima Barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1881. Era filho de João Henriques de Lima Barreto, filho de uma antiga escrava e de um madeireiro português1 , e de Amália Augusta, filha de escrava e agregada da família Pereira Carvalho2 . O seu pai foi tipógrafo. Aprendeu a profissão no Imperial Instituto Artístico, que imprimia o periódico "A Semana Ilustrada". A sua mãe foi educada com esmero, sendo professora da 1ª à 4ª séries. Ela faleceu quando ele tinha apenas 6 anos e João Henriques trabalhou muito para sustentar os quatro filhos do casal. João Henriques era monarquista, ligado ao visconde de Ouro Preto, padrinho do futuro escritor. Talvez as lembranças saudosistas do fim do período imperial no Brasil, bem como as remotas lembranças da Abolição da Escravatura na infância tenham vindo a exercer influência sobre a visão crítica de Lima Barreto sobre o regime regime republicano. Faleceu aos 41 anos. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.

Data: 11/03/2015

De: Jaziel Ferreira

Assunto: Re:Vida do autor Lima Barreto

Foi um escritor e jornalista, nasceu e morreu no Rio de Janeiro, veio de família pobre e perdeu a mãe muito cedo, porem era muito simpático.
Fazia trabalhos para jornais como renda extra, também era alcoólatra e até foi internado por problemas psiquiátricos. Escreveu muitas obras românticas, sátiras, contos, etc. uma de suas principais obras foi Triste fim de Policarpo Quaresma. Ele morreu com 41 anos.

Data: 11/03/2015

De: Leonan Lucas 3° I

Assunto: Re:Vida do autor Lima Barreto

a) Afonso Henriques de Lima Barreto morreu na cidade do Rio de Janeiro em 1 de novembro de 1922. Filho de pais pobres, ficou orfão de mãe ainda na infância (quando tinha 6 anos).

b) Trabalhou como escrevente coopista na Secretaria de Guerra.Para aumentar a renda, escrevia textos para jornais cariocas.

c)Possuía um estilo literário fora dos padrões da época. Seu estilo era despojado, coloquial e fluente. Abordou em suas obras as grandes injustiças sociais, fez críticas ao regime político da República Velha. Era um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo.

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!