Fórum   -   Segundo Ano

1 - Nesta aula vamos fazer comentários a respeito de uma das obras estudadas até o momento: (10 a 15 linhas)

                                                   "I-Juca Pirama    e    Canção do Exílio"

- Escolha uma das obras e procure falar sobre:

a) Características do autor Gonçalves Dias

b) Você consegue identificar na obra analisada as características do Romantismo? Cite

c) Fale o que aprendeu sobre a poesia indianista do Romantismo

I-Juca Pirama e Canção do Exílio

Data: 11/03/2015

De: Joana Andressah e Gabriela Cabral 2°L - Noturno

Assunto: Canção do Exílio

1- A) Gonçalves Dias marcou a literatura nacional com suas obras de caráter indianista. O escritor pertence à primeira fase do Romantismo brasileiro, fase marcada pela idealização dos indígenas e exaltação das paisagens nacionais.

B) Inicialmente, romântico era tudo aquilo que se opunha a clássico. Ou seja, passa a valorizar o caráter popular, o folclore e o que é nacional. O indivíduo passa a ser o centro das atenções, apelando para a imaginação e para os sentimentos, resultando uma interpretação subjetiva da realidade.

C) É importante ressaltar que Gonçalves Dias sentia efetiva simpatia pelo tema indianista, também por ter sangue indígena correndo em suas veias e ter vivido parte da infância em contato com os índios. Essa mesma etnografia e pela língua tupi-guarani, percorrendo a Amazônia em missão de estudos e escrevendo um dicionário tupi.

Ao contrário de José de Alencar, que olhava com simpatia o branco colonizador, Gonçalves Dias via o europeu como símbolo do terror e da exploração do índio.

Data: 11/03/2015

De: Saulo Hokama e Lucas Ferreira - 2º L - Noturno

Assunto: Características do Autor Gonçalves Dias

Com ideais nacionalistas, o escritor buscava colocar mais características do Brasil nas suas obras. Pela sua atuação na literatura, Dias foi homenageado por Olavo Bilac, que o colocou como patrono da cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras.




B) A caracteristicas obsevada é o Nacionalismo, Tradições Populares e Liberdade de Criação e Expressão e Historicismo


C) Na literatura brasileira, Indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do Romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.

Data: 11/03/2015

De: Beatriz Chultz Cristófoli n°40 2°L

Assunto: Canção do Exílio

O autor Gonçalves Dias que escreveu a obra Canção do Exílio tem como características em suas obras em incorporar assuntos de poesia Indianista, sentimentalismo e a exaltação da natureza. Em sua obra Canção do Exílio, Gonçalves procurou passar a tendência para a solidão, em contato com a natureza,
longe da sociedade, extravagou as emoções e sentimento de forma livre e espontânea, propôs a produção poética do sentimento cristão e religioso, o nacionalismo expresso por meio da temática indianista e também do sentimento da pátria. As características do Romantismo em suas obras são fáceis de ser encontradas como exaltação da natureza, sentimentalismo entre outros.

<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8 >>

Novo comentário